segunda-feira, 20 de maio de 2013

Câmara Mirim: alunos podem ser deputados por um dia; inscrições estão abertas

Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental poderão viver a experiência de ser deputado federal por um dia. Com essa proposta, o Câmara Mirim chega ao seu oitavo ano. O programa faz parte das atividades do Plenarinho, página infantil da Câmara. No Câmara Mirim, serão analisadas três propostas escolhidas entre as que forem enviadas para a Câmara até 23 de agosto. Para quem quiser apresentar projeto de lei, a inscrição é individual. O projeto sobre temas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, segurança pública, emprego, consumidor, agricultura e esporte deve ser enviado por formulário eletrônico, por e-mail ou pelos Correios. A seleção dos três projetos, que serão defendidos pelos autores em Plenário, é feita por uma comissão formada por servidores especialistas em processo legislativo. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos autores-mirins e de seus responsáveis serão custeadas pela Câmara. A lista dos três projetos selecionados será divulgada no portal Plenarinho no dia 16 de setembro. A coordenadora do programa, Ana Cláudia Lustosa, destacou a importância do Câmara Mirim na formação de cidadãos mais conscientes, uma vez que os alunos que participam da experiência levam esse conhecimento de volta para a escola. Em relação aos temas tratados nos projetos apresentados, Ana Cláudia explicou que não há um direcionamento por parte do Plenarinho sobre os assuntos, escolhidos pelas crianças de acordo com a realidade em que elas vivem. "A gente percebe que as crianças - ainda que elas não sejam leitoras dos jornais dos adultos e não, necessariamente, acompanhem os programas de rádio -, são afetadas por isso que está sendo discutido. Então eu acho que essa é uma importância fundamental na construção da cidadania, a gente não ignorar que eles são afetados por isso. E abrir um campo para falar disso com eles, para que eles compreendam quais são as questões que afligem o nosso mundo de hoje. Para compor o Plenário, escolas e câmaras mirins municipais e estaduais também podem se inscrever. As inscrições vão até o dia 2 de julho. No dia 3, vai ser realizado um sorteio para escolher seis escolas e oito câmaras mirins. Cada escola sorteada poderá participar com até 45 alunos. Já as câmaras mirins podem participar com até 12 vereadores. O Câmara Mirim de 2013 acontece no dia 22 de outubro, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. De Brasília, Karla Alessandra. Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/442634-CAMARA-MIRIM-ALUNOS-PODEM-SER-DEPUTADOS-POR-UM-DIA-INSCRICOES-ESTAO-ABERTAS.html

Um comentário:

  1. Acho muito importante essa meta do congresso, pois os jovens adolescentes devarão ter uma boa aula da politica brasileira.
    Ps. já avia tempo que não interceptava suas atualizações, como estou com problema de acesso em meu computador atualmente, tentei, tentei e conseguir comentar.
    Abraço

    ResponderExcluir

Homenagem a Luiz Gonzaga