quinta-feira, 23 de junho de 2011

Escola de Artes

 

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Arte na escola melhora o desempenho dos alunos

Resultados da Prova Brasil 2007 de alunos da 8ª série de 150 escolas com ensino de artes mostram que os estudantes tiveram um aumento médio na nota de língua portuguesa de 2,7 pontos. Em matemática, o acréscimo chega a 7,1 pontos.

Ter contato com artes na escola melhora o desempenho dos alunos, mostra um relatório de avaliação do Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, noticia o jornal O Estado de S. Paulo.

Com base no resultados da Prova Brasil 2007 de alunos da 8ª série de 150 escolas com ensino de artes, os estudantes tiveram um aumento médio na nota de língua portuguesa de 2,7 pontos. Em matemática, o acréscimo chega a 7,1 pontos.

A presidente do Instituto Arte na Escola, Evelyn Ioschpe diz que "as artes ajudam na organização do texto, no repertório de outros conteúdos, no raciocínio espacial, na capacidade de compreender assuntos diversos, nas habilidades de leitura e matemática, nos valores de cidadania". Evelyn Ioschpe acredita que o ensino de arte "pode até aumentar o interesse e o gosto pelos estudos".

A presidente do Instituto Arte na Escola chama atenção também para a necessidade de formar bons professores de artes. "Os últimos dados sobre educação mostram que as áreas onde mais faltam professores são nas disciplinas de física e artes. É uma questão urgente. As políticas públicas precisam contemplar isso. Precisamos formar mais e melhor esses professores que saem para enfrentar as salas de aula todos os anos", afirmou ao jornal.

A falta de professores para determinadas disciplinas está diretamente associada à atratividade da profissão. Sem melhorar os salários e as condições de trabalho docente não conseguiremos aumentar a procura de alunos universitários por cursos de licenciatura.

Esta reportagem reforço a fala da professora Cecília Mota, secretária municipal de Campo Grande e vice-presidente da UNDIME. Em audiência promovida hoje pela Comissão de Educação do Senado a professora alertou para o fato de que a implantação da educação integral nas escolas públicas não pode ser apenas ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, mas que deve estar associada a uma sólida proposta pedagógica.

Certamente, um dos componentes essenciais para a construção desta proposta pedagógica é o ensino de artes e a sua integração com as demais disciplinas curriculares.

(dados coletados em http://www.cgceducacao.com.br/)
http://rluizaraujo.blogspot.com/

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