Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental poderão viver a experiência de ser deputado federal por um dia. Com essa proposta, o Câmara Mirim chega ao seu oitavo ano. O programa faz parte das atividades do Plenarinho, página infantil da Câmara.
No Câmara Mirim, serão analisadas três propostas escolhidas entre as que forem enviadas para a Câmara até 23 de agosto.
Para quem quiser apresentar projeto de lei, a inscrição é individual. O projeto sobre temas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, segurança pública, emprego, consumidor, agricultura e esporte deve ser enviado por formulário eletrônico, por e-mail ou pelos Correios.
A seleção dos três projetos, que serão defendidos pelos autores em Plenário, é feita por uma comissão formada por servidores especialistas em processo legislativo. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos autores-mirins e de seus responsáveis serão custeadas pela Câmara.
A lista dos três projetos selecionados será divulgada no portal Plenarinho no dia 16 de setembro.
A coordenadora do programa, Ana Cláudia Lustosa, destacou a importância do Câmara Mirim na formação de cidadãos mais conscientes, uma vez que os alunos que participam da experiência levam esse conhecimento de volta para a escola.
Em relação aos temas tratados nos projetos apresentados, Ana Cláudia explicou que não há um direcionamento por parte do Plenarinho sobre os assuntos, escolhidos pelas crianças de acordo com a realidade em que elas vivem.
"A gente percebe que as crianças - ainda que elas não sejam leitoras dos jornais dos adultos e não, necessariamente, acompanhem os programas de rádio -, são afetadas por isso que está sendo discutido. Então eu acho que essa é uma importância fundamental na construção da cidadania, a gente não ignorar que eles são afetados por isso. E abrir um campo para falar disso com eles, para que eles compreendam quais são as questões que afligem o nosso mundo de hoje.
Para compor o Plenário, escolas e câmaras mirins municipais e estaduais também podem se inscrever. As inscrições vão até o dia 2 de julho. No dia 3, vai ser realizado um sorteio para escolher seis escolas e oito câmaras mirins. Cada escola sorteada poderá participar com até 45 alunos. Já as câmaras mirins podem participar com até 12 vereadores.
O Câmara Mirim de 2013 acontece no dia 22 de outubro, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
De Brasília, Karla Alessandra.
Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/442634-CAMARA-MIRIM-ALUNOS-PODEM-SER-DEPUTADOS-POR-UM-DIA-INSCRICOES-ESTAO-ABERTAS.html
Postar no blog!Compartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest